Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Brasileira de Educação Médica
versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271
Resumen
FREITAS, Brunnella Alcantara Chagas de; FIALHO, Wilmara Lopes y PRADO, Mara Rubia Maciel Cardoso do. Experiência da rápida implementação de serviço pioneiro em telessaúde durante a crise da Covid-19. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2021, vol.45, n.1, e045. Epub 17-Feb-2021. ISSN 1981-5271. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.1-20200222.ing.
Introdução:
Com base em portaria nacional que regulamenta e operacionaliza a telemedicina como uma das medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da epidemia de Covid-19, firmou-se uma parceria entre a universidade federal e a gestão municipal para a rápida implementação do serviço de telessaúde para Covid-19.
Relato de Experiência:
Trata-se de relato de experiência do processo de implementação do serviço de telessaúde específico para Covid-19, uma parceria entre academia e serviço.
Discussão:
O processo de implementação requer dimensionamento da equipe, espaço físico e recursos tecnológicos, treinamento e capacitação contínua da equipe para alinhamento das ações, pactuação e articulação do fluxograma de teleatendimento e telemonitoramento com a rede de saúde local em todos os níveis de atenção, divulgação do serviço para a população, atenção a aspectos éticos e critérios de emissão de documentos, com destaque à apropriação da equipe quanto à abordagem clínica na teleconsulta e no telemonitoramento.
Conclusão:
A experiência de implementação do serviço Telessaúde Covid em 27 dias relatada neste artigo é passível de replicação por outros municípios como medida de contingenciamento da Covid-19. No relato, destacam-se o número expressivo de atendimentos após dois meses de funcionamento, a missão social da universidade pública e a articulação dela com o sistema de saúde local.
Palabras clave : Covid-19; Telemedicina; Telessaúde; Saúde Pública; Infecções por Coronavírus.