SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Percepções de usuárias do ambulatório ginecológico sobre o atendimento em um hospital universitárioFatores associados às atitudes acerca da morte em estudantes internos de Medicina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

DEFANTE, Maria Luiza Rodrigues et al. Os impactos da comunicação inadequada na relação médico-paciente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e007.  Epub 15-Feb-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2023-0146.

Introdução:

Como um componente substancial na relação médico-paciente, a comunicação pode ser determinante na construção da hipótese diagnóstica e na adesão ao tratamento por parte do paciente, e, por isso, há a necessidade de compreender os fatores que influenciam no processo comunicativo e descrever a efetividade dele.

Objetivo:

Este estudo teve como objetivo avaliar os impactos da comunicação inadequada na relação médico-paciente.

Método:

Vinte e três pacientes voluntários com a maioridade atingida preencheram questionários de informações socioeconômicas, uso da linguagem e impressões da consulta médica. O médico preencheu um questionário sobre a experiência da consulta.

Resultado:

Os resultados indicaram que os pacientes apresentaram alguma dificuldade em comunicar ao médico o que sentiam, e, de modo complementar, os médicos, em 20% dos casos, tiveram algum grau de dificuldade de chegar à hipótese diagnóstica a partir do relato do paciente, o que se relaciona com a linguagem pouco descritiva utilizada pela maior parte dos pacientes.

Conclusão:

Dada a necessidade da qualidade da comunicação entre o médico e o paciente, conhecer os fatores que impactam o processo comunicativo é o primeiro passo para a garantia de um atendimento eficaz com autonomia do paciente e maior adesão ao plano terapêutico.

Palabras clave : Relação Médico-Paciente; Barreiras de Comunicação; Educação Médica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )