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Revista Brasileira de Educação Médica

versión impresa ISSN 0100-5502versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

JESUINO, Thiago Aguiar et al. Métodos de avaliação institucional que incluem o corpo discente em faculdades de Medicina: uma revisão sistemática. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2024, vol.48, n.1, e011.  Epub 05-Mar-2024. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v48.1-2022-0243.ing.

Introdução:

A avaliação institucional é uma importante ferramenta para o constante aperfeiçoamento dos cursos de Medicina, principalmente quando tomam a opinião discente como um de seus pontos.

Objetivo:

O estudo teve por objetivo averiguar, por meio de uma revisão sistemática de escopo, quais os métodos utilizados para realizar avaliações institucionais que contem com base na opinião discente através de uma revisão sistemática de escopo.

Método:

Em conformidade com o “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses for Scoping Reviews (PRISMA- ScR)”, as buscas foram realizadas de modo padronizado, envolvendo no mínimo dois pesquisadores, e consultando as bases Lilacs, SciELO, PubMed, Embase e o banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Por meio do software Rayyan, marcaram-se os estudos duplicados, o que permitiu a avaliação cega e independente dos dois revisores em cada etapa . Os critérios de inclusão utilizados foram: estudos publicados entre 2009 e 2019, que avaliassem cursos de Medicina e em que alguma etapa da avaliação tivesse sido realizada por estudantes. Adotaram-se os seguintes critérios de exclusão: trabalhos em idiomas diferentes do português, inglês, francês e espanhol; avaliações de uma intervenção pedagógica específica ou limitada a algumas disciplinas e artigos com foco na autoavaliação do aluno.

Resultados:

Foram encontrados 2.355 registros e incluídos 12 artigos. A maior parte dos trabalhos criou um questionário próprio e utilizou-se majoritariamente de escalas quantitativas, embora muitos tenham também incluído algum tipo de análise qualitativa com questões abertas. A maior parte dos estudos referia-se a uma análise pontual e não de a um projeto de avaliação permanente da instituição.

Conclusão:

Publicações no campo de avaliação institucional que envolvam os discentes e descrevam o questionário ainda são raras, principalmente quando se trata de avaliações permanentes.

Palabras clave : Educação Médica; Currículo; Feedback.

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