Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
HOPKINS, David. Melhora escolar, liderança e reforma sistêmica: uma retrospectiva. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.26-57. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993075.
Durante as últimas quatro décadas, as bases da pesquisa sobre eficácia e melhora escolar vêm ganhando reconhecimento no plano internacional. Teórica e empiricamente, eles amadureceram através de uma ampla gama de projetos bem documentados e inovadores em vários países. Em geral, esses trabalhos enfocam os sucessos e fracassos relacionados às diferentes iniciativas que visam tornar as escolas ambientes de aprendizagem mais eficazes para todos os alunos. No seguinte artigo, o pesquisador britânico David Hopkins apresenta evidências dos resultados desses esforços, sintetizado em cinco fases de desenvolvimento. Ele conclui refletindo sobre como essas fases evoluem e se sobrepõem, examina alguns mitos que impedem a melhora sistêmica escolar e propõe algumas diretrizes para pesquisas futuras.
Palabras clave : Melhora escolar; Liderança; Reforma Sistêmica; Aprendizagem.