Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
SUN, Jingping. Características, impactos y antecedentes del modelo de liderazgo escolar transformacional. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.146-168. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993069.
Com base em evidências de pesquisas sobre as origens da liderança transformacional nos anos setenta, o autor assegura que essa abordagem é a que apresenta maior incidência nas políticas de promoção de liderança escolar e aquela que possui o maior número de estudos empíricos realizados. Seu artigo analisa evidências sobre a forte influência transformacional da liderança dos gestores no estado emocional, na satisfação com o trabalho e no compromisso dos professores com a escola , bem como seu efeito relevante nas práticas que os professores realizam, revendo seu efeito nos resultados acadêmicos dos alunos, o que também afetaria, ainda que de forma mais branda, através dos professores.
Palabras clave : Liderança transformacional; Práticas de ensino; Efeito de liderança; Resultados acadêmicos dos alunos.