Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Eletrônica de Educação
versión On-line ISSN 1982-7199
Resumen
SPILLANE, James P. y ORTIZ, Melissa. Perspectiva compartilhada de liderança e gestão escolar: elementos e implicações cruciais. Rev. Elet. Educ. [online]. 2019, vol.13, n.1, pp.169-181. Epub 05-Ago-2019. ISSN 1982-7199. https://doi.org/10.14244/198271993070.
Enfatizando que as práticas de liderança são ações realizadas entre pessoas diferentes, em situações - que têm normas, rotinas organizacionais e ferramentas que os definem - os autores insistem em não considerar a liderança como uma atividade individual. Destaca-se que se trata de um trabalho realizado por múltiplas pessoas, com ou sem posições formais na estrutura organizacional e cujo objetivo é o foco no ensino e as particularidades disciplinares do mesmo. Outro conceito relevante analisado no texto é a “infraestrutura educacional” que considera o conjunto de recursos existentes para sustentar, manter e melhorar a qualidade do ensino e propor alguns desafios-chave para uma visão compartilhada das práticas de liderança escolar.
Palabras clave : Liderança escolar; Liderança compartilhada; Qualidade do ensino; Infraestrutura educacional.