Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
TOLEDO, Maria Aparecida Leopoldino Tursi. Problematizar o tradicional para encontrar o novo: o ensino de História no quadro das tendências historiográficas. Cad. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.15, n.1, pp.299-322. ISSN 1982-7806. https://doi.org/doi.org/10.14393/che-v15n1-2016-12.
O escrito problematiza o tema do ensino de História tradicional numa perspectiva teórica oferecida pelas pesquisas da história da disciplina e sua relação com memória. Percorrendo a história da educação brasileira no século XIX, reconhece o campo institucional da memória que configura os conteúdos a serem ensinados como História escolar por meio de manuais didáticos e sugeri que a problemática da memória não se limita a questão de caráter pedagógico, mas envolve aspectos teóricos que se ligam ao campo historiográfico e ao campo da epistemologia da história.
Palabras clave : Ensino de História; Memória; História da Disciplina.