Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
BURIGO, Elisabete Zardo; DALCIN, Andreia y FISCHER, Maria Cecilia Bueno. História da Educação Matemática: a institucionalização do campo em um curso de licenciatura. Cad. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.16, n.3, pp.619-639. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v16n3-2017-4.
O artigo trata da criação da disciplina de História da Educação Matemática como componente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no âmbito de uma reforma curricular implementada em 2017. A institucionalização da disciplina é descrita como confluência de três processos: a constituição da Educação Matemática na UFRGS, como comunidade profissional e campo acadêmico; a construção de um projeto curricular de curso de Licenciatura que tem como principal referência a preparação para o exercício da docência na Educação Básica; ressonâncias do movimento nacional e internacional da “História da Educação Matemática”.
Palabras clave : História da Educação Matemática; Formação de Professores; Currículo.