Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Cadernos de História da Educação
versión impresa ISSN 1982-7806versión On-line ISSN 1982-7806
Resumen
GOMES, MARCILAINE SOARES INÁCIO; FARIA FILHO, LUCIANO MENDES DE y MESQUITA, ILKA MIGLIO DE. A educação no espaço público: a pedagogia cívica dos jornais mineiros no período regencial. Cad. Hist. Educ. [online]. 2018, vol.17, n.3, pp.604-626. Epub 07-Abr-2019. ISSN 1982-7806. https://doi.org/10.14393/che-v17n3-2018-2.
O artigo tem por objetivo evidenciar, a partir de jornais, o uso do espaço público pelas associações mineiras do período regencial na configuração de um plano de educação, tendo em vista a pedagogia cívica de disciplinar, instruir, civilizar e moralizar. Seus projetos educativos são entendidos como projetos políticos-culturais, definidos na relação com dois fenômenos que estão entrelaçados e são complementares, contudo, distintos: a difusão das Luzes e a configuração de uma esfera pública de poder.
Palabras clave : Associações Mineiras; Jornais; Período Regencial.