SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Los sentidos de la escuela contemporánea: desplazamientos de las narrativas de estudiantes jovenesDocencia esclavo y noble: filosofía y educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MOLINARI, Daniela Da Rosa; TURATTI, Luciana  y  CARRENO, Ioná. A política pública de saúde e os migrantes: desafios da educação em saúde. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.207-228.  Epub 28-Sep-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.14807.

O artigo analisa o papel da Educação em Saúde em contextos migratórios. Inicialmente, se faz uma reflexão sobre o direito à saúde e os migrantes, pois no decorrer do processo de mobilidade muitos passam por significativas privações em relação a esse direito. Na sequência, apresenta-se uma abordagem da política pública de saúde brasileira em relação aos migrantes, considerados hoje, os novos usuários do sistema de saúde e por fim, analisa-se a fundamentalidade da Educação em Saúde como política pública e instrumento de promoção e prevenção da saúde dos migrantes. O método adotado apresenta uma análise predominantemente bibliográfica.

Palabras clave : Migrantes; Saúde; Política Pública de Saúde; Educação em Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )