SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Política de salud pública y migrantes: desafíos de la educación en salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SANTOS, Gilberto Silva dos  y  BELLO, Samuel Edmundo Lopez. Docências escrava e nobre: filosofia e educação. Rev. Reflex [online]. 2021, vol.29, n.2, pp.229-244.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v29i2.15197.

A partir da discussão filosófica de Friedrich Nietzsche em torno das tipologias escrava e nobre, compomos as docências escrava e nobre como modos de perspectivar discussões no campo da educação. Ao desenvolver um procedimento genealógico, tensionamos valores que sustentam a Pedagogia da Realidade. Para tal analítica, apresentamos discussões acerca da presença discursiva do real no campo educacional. Destarte, discutimos modos de interpelar a nós mesmos, educadores, entre negar e afirmar a vida: as docências escrava e nobre.

Palabras clave : Docência; Docência escrava; Docência nobre; Educação; Aula.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )