SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3El BID y la educación secundaria en América Latina: promoviendo la desigualdad, consenso por la dualidadeLas comunidades educativas como lugar metodológico de la experiencia en la construcción social del conocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SUTTON, Liz Hamui; CADENA, Beatriz  y  RAMIREZ, Ashanty Herrerías. Sistematização de alternativas pedagógicas: campo de problemas, eixos de análise e experiências. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.39-52.  Epub 22-Mayo-2024. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.17638.

O sistema escolar latino-americano foi acompanhado sempre por questionamentos e experiências educativas alternativas e abordagens pedagógicas, neste artigo apresenta-se uma abordagem inicial ao campo da sistematização de experiências pedagógicas. Revisita-se a proposta teórico-metodológica que a APPeAL construiu para resgatar a memória, os saberes, as práticas e o projeto de futuro das comunidades para a formação das novas gerações. Apresentam-se os eixos de análise para caracterizar as tendências da educação na América Latina e para exemplificar, um exercício de sistematização é abordado a partir da proposta dos professores de Oaxaca.

Palabras clave : Alternativas Pedagógicas; Sistematização; Categorias intermediárias; Experiências Pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )