SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Modernización neoliberal y ampliación de la jornada escolar en PernambucoEl estado del conocimiento sobre las prácticas pedagógicas que constituyen la socioeducación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

ESTEVES, Pamela Suelli da Motta. Indisciplinas, conflitos e violências: uma compreensão do clima escolar. Rev. Reflex [online]. 2022, vol.30, n.3, pp.200-214.  Epub 21-Jun-2023. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v30i3.16561.

Esse texto é um convite à compreensão da instituição escolar a partir da desnaturalização de sua universalidade e eternidade. O objetivo central é problematizar os conceitos de indisciplina, conflito e violência no cotidiano escolar. Nesse sentido, o texto convida para um olhar problematizador acerca das relações intersubjetivas que se constroem na escola e adverte a importância de compreender o conflito como pedagogicamente positivo para construção de um clima escolar democrático. O texto está fundamentado em uma pesquisa qualitativa realizada com estudantes do Ensino Médio, docentes e gestores de uma escola pública de São Gonçalo, (RJ).

Palabras clave : Indisciplina; Conflito; Violência; Clima escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )