Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Ensino em Re-Vista
versión On-line ISSN 1983-1730
Resumen
PALACIOS, Fabián Araya y FERNANDES, Silvia Aparecida de Sousa. Ensinar e aprender Geografia no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ensino em Re-Vista [online]. 2022, vol.29, e033. Epub 08-Jun-2023. ISSN 1983-1730. https://doi.org/10.14393/er-v29a2022-33.
O propósito do trabalho é analisar as inovações didáticas na educação geográfica desenvolvidas durante a formação dos futuros professores no Chile e no Brasil no contexto dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Realizou-se metodologicamente uma análise documental dos trabalhos elaborados por estudantes do curso de didática em Geografia - da Universidad de La Serena, Chile - durante o segundo semestre de 2021; registros das atividades dos estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil, durante o ano de 2021 no Projeto Nós Propomos! e o Observatório do Meio Ambiente em Marilia". Foram também analisados os registros de avaliações das reuniões do grupo de pesquisa CPEA durante o ano de 2021, nos quais as atividades foram planejadas e organizadas em conjunto com a equipe pedagógica de escolas de educação básica. Entre os principais resultados tem-se o que fato de que os trabalhos dos estudantes tendam ao desenvolvimento do pensamento geográfico e ao conhecimento de temáticas relacionadas a riscos socioambientais, mudança climática, globalização, uso de novas tecnologias e formação cidadã. A partir de uma perspectiva didática, esses temas, relacionados às ODS, permitem estimular a pesquisa e o desenvolvimento da educação geográfica na formação inicial de professores.
Palabras clave : Educação geográfica; Desenvolvimento sustentável; Inovação didática; Formação docente; Pensamento geográfico.