SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65LA VIOLACIÓN DE LOS DERECHOS HUMANOS DE PROFESORES UNIVERSITARIOS DURANTE LA DICTADURA CÍVICO-MILITAR: UN ESTADO DEL ARTEENSEÑANZA A TRAVÉS DE LA INVESTIGACIÓN Y LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN DIGITAL: PERCEPCIONES DE LOS PROFESORES DEL INSTITUTO FEDERAL DE MARANHÃO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Eccos Revista Científica

versión impresa ISSN 1517-1949versión On-line ISSN 1983-9278

Resumen

SIMAO, Crisley Helena  y  JARDIM, Maria Inês de Affonseca. MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E SUA RELAÇÃO COM ATIVIDADES GAMIFICADAS - UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e23660.  Epub 16-Feb-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.23660.

A motivação é um fator importante da vida humana e muito significante no processo de aprendizagem. Ao longo do desenvolvimento do pensamento filosófico que incluía as visões de homem e das concepções de determinação dos comportamentos, variados compêndios sobre motivação foram escritos. Muitos teóricos da aprendizagem estudaram ou evidenciaram o papel das variáveis motivacionais na aprendizagem ou na memória. É sob essa perspectiva que o conceito de motivação será tratado neste trabalho, refletindo sobre os enfoques de como a motivação em contexto de ensino e aprendizagem foi caracterizada ao longo dos tempos e historicizar a relação da motivação histórica com a gamificação como estratégia de ensino. As reflexões levantadas neste trabalho apontam que dentre os modelos epistemológicos e pedagógicos o construtivismo e a pedagogia relacional se destacam por favorecer a interação entre o sujeito e o meio. A gamificação segue o modelo epistemológico construtivista no qual o conhecimento não é apenas transmitido e se sustenta na pedagogia relacional valorizando a associação das motivações intrínseca e extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, este trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de pesquisas sobre gamificação no âmbito educacional visando a efetivação do conhecimento unindo pressupostos cognitivistas aliado ao uso de recompensas.

Palabras clave : epistemologia; gamificação; teorias de aprendizagem..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )