Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Childhood & Philosophy
versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987
Resumen
QUIROZ, wilson orlando ladino y MURCIA, erika viviana castellanos. acampamento filosófico: experiência lúdica de pensamento com a infância. child.philo [online]. 2022, vol.18, e67275. Epub 23-Oct-2022. ISSN 1984-5987. https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.67275.
Este artigo apresenta alguns dos resultados do projeto de pesquisa Lúdica y juego en la educación infantil: construcción conceptual, financiado pela Vice-reitoria de Investigaciones da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia, Tunja, Boyacá, Colombia. O objetivo é identificar e explorar as concepções do que o Acampamento de Filosofia representa para seus participantes dentro da estrutura do projeto Filosofia e infância. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, para a qual foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados. O software Atlas.ti 8® também foi usado para analisar os dados. Foi realizada uma codificação aberta, axial e seletiva, na qual as categorias emergentes da análise foram experiência, encontro, aprendizado, autocuidado e corpo. Como resultado da conceitualização, descobriu-se que os campos de filosofia são cenários que permitem uma relação entre os ambientes de aprendizagem universitária e a educação primária, básica e secundária. Eles são também uma experiência para um encontro dialógico entre diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto. Através do Acampamento Filosófico, a filosofia foi levada à escola, e o encontro com a infância - como estado, atitude e possibilidade - fomenta espaços de pensamento, amizade e interações.
Palabras clave : acampamento de filosofia; filosofia e infância; brincadeira; autocuidado; experiência.