SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20“Educar a niños y niñas para la sabiduría”: reflexión sobre el enfoque de la comunidad de investigación de filosofía para niños mediante la alegoría de la caverna de platónMalditas invasões curriculares! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Childhood & Philosophy

versión impresa ISSN 2525-5061versión On-line ISSN 1984-5987

Resumen

MORENO, Carlos Fernando Velasco. Filosofia para crianças: semente ético-política para uma cultura de paz a partir de um pensamento polivalente. child.philo [online]. 2024, vol.20, e78888.  Epub 04-Feb-2024. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.78888.

Depois de ensinar a disciplina de Ética e aplicar as regras tradicionais da família escolar, os alunos não se apropriam de elementos éticos por vários motivos: não os consideram úteis, não entendem o contexto ou simplesmente não os afetam, anulando qualquer interesse por eles. Isso os impede de agir de forma tolerante no ambiente escolar, dificultando a mediação dos professores em relação a comportamentos que se opõem a uma cultura de paz. Diante disso, a Filosofia para Crianças (FpC) é proposta como uma aposta ético-política que permite fortalecer o pensamento crítico, criativo e cuidadoso, a fim de buscar uma cultura de paz. Diego Pineda, fundador da FpC na Colômbia, defende que é preciso desenvolver nos alunos habilidades de pensamento que, além do conhecimento ético-cidadão, os levem a tomar decisões acertadas na abordagem pacífica do conflito. O desenvolvimento gradual do pensamento, a proximidade com as comunidades de investigação, a incursão em habilidades cognitivas e éticas, produto das ferramentas pedagógicas do programa FpC, constituem uma preparação para assumir posições argumentativas diante de dilemas que ocorrem no interior dos conflitos escolares, o que ajudará o aluno a se estruturar e a alcançar decisões iluminadas pela razão.

Palabras clave : pensamento crítico; criativo e cuidadoso; cultura de paz; filosofia para crianças; conflito; compromisso ético-político.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )