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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
ROSTAS, Márcia Helena Sauaia Guimarães y ABREU, Alexandre Kerson de. O discurso pedagógico na ditadura militar: Educação Moral e Cívica & currículo escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.387-398. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644415972.
Este artigo tem como objetivo analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, o funcionamento do discurso pedagógico utilizado na disciplina de Educação Moral e Cívica, implantada nas escolas brasileiras durante o regime militar. Para isso, será realizado um estudo de caso sobre um dos livros didáticos utilizados na época: "Educação Moral e Cívica", dos autores Otto Costa, Felipe N. Moschini e José C. Paixão. Por meio da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, procuraremos mostrar os efeitos de sentido produzidos pelo sujeito discursivo e seu interlocutor, observando as diferentes formações discursivas presentes, o processo de interpelação do sujeito pela ideologia e o conceito de interdiscurso/memória discursiva.
Palabras clave : Discurso Pedagógico; Análise de Discurso; Currículo; Educação Moral e Cívica.