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Educação UFSM
versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444
Resumen
ROCHA, Jose Geraldo da; LIMA, Jacqueline Pinheiro y ROCHA, Marcos Porto. Intolerância religiosa em escolas públicas no Rio de Janeiro. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.709-718. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644422100.
A promulgação da Lei no 10.639, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e determinou a inclusão, no currículo da educação básica pública e privada do país, da Historia e Cultura Afro brasileira e Africana. Isto foi considerado como uma grande conquista na luta contra o racismo e a intolerância religiosa nas escolas públicas, contudo sua implementação enfrenta diversos obstáculos nos sistemas educacionais e no ambiente escolar. As situações conflituosas relativas à religião nas escolas brasileiras envolvem questões vinculadas à trajetória e convicções pessoais de educandos, familiares, profissionais da educação, bem como à ação de entidades religiosas, à postura e concepções de gestores e gestoras e às reações de cada um destes às novas propostas.
Palabras clave : Educação; Ensino Religioso; Intolerância; Discriminação.