SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46A arte da desaparição como experimentação tateante de pensamento: contribuições à pesquisa educacionalMapeamento das medidas de exigibilidade coletiva para garantia do direito à educação infantil no Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

UCHOA, Márcia Maria Rodrigues. Educação em Direitos Humanos e Educação Intercultural: apontamentos e aproximações freireanas. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e44454.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644444454.

O artigo tem como objetivo delinear as peculiaridades da Educação em Direitos Humanos e da Educação Intercultural, ao mesmo tempo em que busca estabelecer suas convergências através da pedagogia freireana. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, com aporte teórico em documentos da Organização das Nações Unidas - ONU (1948, 1966a, 1966b, 1993) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco (2002, 2006), dos teóricos Boaventura de Sousa Santos (2014), Vera Maria Candau (2013), Paulo Freire (1987, 1999, 2011), entre outros. A Educação em Direitos Humanos e a Educação Intercultural constituem se em um projeto educacional democrático, includente e libertador, que, materializado no currículo, aponta perspectivas para a equidade social. Espera-se que o trabalho possa contribuir para a ampliação do debate acerca de uma educação cidadã, que reconheça e valorize as diferenças e a diversidade.

Palabras clave : Educação em Direitos Humanos; Educação Intercultural; Currículo; Pedagogia freireana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )