SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docenteA predição da formatura e da evasão em uma universidade pública a partir de um modelo logístico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARIANO, Fabiana Leite Rabello; FREIRE, Ricardo José Dourado  y  FREIRE, Sandra Ferraz de Castilho Dourado. DoMi-BEBÊ: Instrumento de observação das expressões musicais de bebês e crianças pequenas em contextos de aprendizagem. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43121.  Epub 12-Mar-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443121.

O artigo apresenta resultados de pesquisa que teve por objetivo reelaborar e sistematizar um instrumento pedagógico para observação e acompanhamento das expressões musicais de bebês e crianças pequenas, denominado na atual versão: DoMi-bebê (Evidências do domínio musical dos bebês e crianças pequenas). A primeira versão foi elaborada para ser utilizada em contextos de aprendizagem musical embasadas na Teoria da Aprendizagem Musical (TAM), de Edwin Gordon. Assim, a proposta pode contribuir para o aprimoramento dos professores especializados em educação musical ou generalistas, relativamente à observação e reflexão sobre os aspectos musicais e interacionais presentes nos processos de aprendizagem musical inspirados pela TAM. Considera-se a avaliação como meio de promover a aprendizagem da criança, e para além, como parte de um processo que envolve aspectos como a qualidade dos ambientes, das propostas pedagógicas e da formação dos professores. Com isso, os resultados se referem à revisão e ampliação teórica que embasou a primeira versão do instrumento. A partir disso, foram analisadas e codificadas partes de três obras da Teoria da Aprendizagem Musical de Edwin Gordon. Dessa forma, com o apoio do programa de análise de conteúdo Atlas.TI8, foram estabelecidas categorias a partir desse corpo teórico, especificamente, sobre os tipos e estádios da Audiação Preparatória. Também compõe o corpo teórico, relativamente às metodologias em participação, os processos da comunicação inicial nos bebês e a discussão sobre avaliação na educação infantil. As abordagens teóricas foram adequadas para estabelecer critérios e reestruturar o instrumento, sendo ainda prematuro confirmá-los, antes da sua avaliação empírica com o público-alvo, em observações diretas ou análise de vídeos, a ser realizada na próxima etapa do estudo.

Palabras clave : Bebês; Desenvolvimento Musical; Avaliação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )