SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Educación en tiempos de COVID: lo que hacen las instituciones docentes según los medios en líneaPráticas digitais, sexualidade e educação numa escola pública de ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MAKINO, Jéssica Mami. Som, luzes, câmera, audiodescrição: modos de audiodescrever em sala de aula. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43219.  Epub 12-Dic-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443219.

Este ensaio foi elaborado com o intuito de contribuir à discussão a respeito da importância da interpretação audiodescritiva para a utilização de obra visual, seja ela um vídeo, um espetáculo de dança ou teatro. O trabalho é destinado a docentes que lidam com essas linguagens e dialogam com estudantes cegos ou com baixa visão, mas pode vir a ajudar na reflexão sobre a audiodescrição em outras áreas de atuação profissional. Para que haja efetividade no uso dessa ferramenta de mediação, como deve se dar a realização da audiodescrição, com a expressão de emoções do/a audiodescritor/a? Com uma leitura não pessoal da imagem? Para responder a essas perguntas, são realizadas reflexões a partir de uma experiência com a audiodescrição vivida pelo autor, dialogando com referenciais teóricos (BRAUN, 2008, COSTA, 2012, FRANCO, 2010, POZZOBON, 2010) e normas de realização da audiodescrição (Audio Description Coalition, American Council Of The Blind’s Audio Description Project, ABNT). Conclui-se que a audiodescrição, como modo de tradução, é realizada por sujeitos intérpretes imbuídos de experiências e características que podem ser os diferenciais de valorização de seu trabalho.

Palabras clave : Audiodescrição; Interpretação; Mediação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )