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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ALCANTARA, Marcos Angelus Miranda de  y  CARLOS, Erenildo João. Prolegômenos de uma Teoria Enunciativa da Educação Popular. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43454.  Epub 09-Abr-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443454.

A Educação Popular (EP) é uma pedagogia que aparece na teia social da América Latina. Do ponto de vista da experiência histórica, seus princípios sustentam os trabalhos de base nos anos 1960 e 1970, conforme Freire (1987), Brandão (2006) e Carrillo (2013) afirmam. Este escrito compartilha alguns resultados da tese de doutoramento Elementos para uma Teoria Enunciativa da Educação Popular. Seu objetivo geral consiste em introduzir elementos sígnicos para formulação de uma teoria enunciativa da EP. No plano teórico/metodológico a análise toma por base algumas das ideias de Michel Foucault (2008) e está centrada nos elementos constitutivos em um conjunto de enunciados da EP. Dessa análise resulta a ideia de que o discurso atravessa a camada linguística e sócio-histórica desses enunciados. Verifica-se que o discurso analisado produz modos de falar, de articular e de escrever sobre EP, identificáveis mediante uma série de signos, vinculados à EP. Os resultados apontam, portanto, que o discurso da EP na América Latina se assenta em uma série de princípios éticos, políticos e epistemológicos que lhe conferem um modo de existência particular.

Palabras clave : Educação Popular; Análise Arqueológica do Discurso; Teoria Enunciativa.

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