SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Subjetivaciones sordas: discursos sobre la (in) existencia de Libras en el espacio escolarAccesibilidad en los Centros de Atención Presencialde los cursos EaD del Consorcio Cederj índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Educação Especial (Online)

versión On-line ISSN 1984-686X

Resumen

RIZZOTTO SCHIRMER, Carolina; D’OLIVEIRA DE PAULA NUNES, Leila Regina; PAULIMINEYTRICK NASCIMENTO SILVA, Stefhanny  y  LOPES ARAUJO, Maria Gabriela. Relatos de professoras de Sala de Recursos Multifuncional sobre as condições de trabalho na escola. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70929.  Epub 17-Nov-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70929.

Em 2008, foi criado pelo MEC o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ao público da Educação Especial. Frente ao exposto, foram realizadas entrevistas gravadas com 18 professoras dessas Salas com o propósito de descrever como as professoras das SRM relatam a percepção das professoras de salas regulares acerca do trabalho realizado nessas SRM; a interação dessas professoras especialistas com as professoras das salas comuns, com os estagiários e com as famílias, e as atribuições das professoras das SRM. Uma análise temática das transcrições mostrou que tanto as professoras das salas regulares quanto os gestores não têm clareza acerca das funções dessas Salas e possuem expectativas equivocadas com relação ao trabalho lá desenvolvido; a frequência e duração das reuniões dos professores de SRM com as docentes das salas de aula regulares, bem como os locais onde tais reuniões ocorreram, não eram adequados; a interação das docentes das SRM com as famílias e com os estagiários foi considerada proveitosa; dentre as atribuições dessas professoras destacam-se: fazer adaptações de materiais e atividades pedagógicos para os alunos com deficiência, organizar o Plano Educacional Individualizado, demonstrar outras maneiras de apresentar determinados conteúdos programáticos, trazendo materiais e jogos como recursos, promover curso de formação acerca de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, realizar a adaptação de provas empregando frequentemente recursos de Comunicação Alternativa. Além disso, as professoras de SRM revelaram que o professor de sala comum e as famílias desconhecem as funções do professor de AEE.

Palabras clave : Educação inclusiva; Salas de recursos multifuncionais; Prática pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )