SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número64Percepción de los estudiantes sobre la creación de juegos en las clases de Educación FísicaLa escuela tiene que discutir; la familia para guiar: las escuelas rio-grandinas y las cuestiones de género índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

YONAMINE, Mariana Harue  y  ROSSI, Fernanda. Experimentando as atividades circenses e ressignificando as relações sociais na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2021, vol.33, n.64, e77923.  Epub 05-Mar-2021. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e77923.

O objetivo desse estudo é analisar as potencialidades das atividades circenses na ressignificação das relações interpessoais no cotidiano escolar, encorajadas pela ampliação artística e afetiva ao longo do processo de ensino e aprendizagem dessa prática corporal. O processo foi desenvolvido durante um semestre letivo, em uma escola pública (municipal) da cidade de Bauru-SP, com participação de 28 crianças de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados, fundamentada na análise de conteúdo, evidenciou três categorias correspondentes às práticas corporais, às experiências estéticas e o protagonismo e coletivo infantis como potencializadoras para a transformação das relações sociais. Na primeira categoria a cooperação e o respeito foram fortalecidos. Já a segunda promoveu trocas de experiências e a criação artística coletiva, e a terceira o fortalecimento da autonomia e do diálogo. Com isso, as atividades circenses revelam-se potente caminho para a (re)construção qualitativa das relações sociais na escola.

Palabras clave : Atividades circenses; Corporeidade; Sociologia da infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )