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Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
ANTUNES, Maria Conceição Pinto y FERNANDES, Sara Daniela. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11319. Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11319.
A intervenção aqui descrita resulta de um trabalho de investigação/intervenção com um grupo de 11 crianças/jovens com necessidades educativas em situação de acolhimento residencial, cuja finalidade se centrou no desenvolvimento de competências para a vida, com vista ao desenvolvimento integral. Recorrendo ao paradigma qualitativo interpretativo-hermenêutico, o projeto foi desenvolvido sob os princípios da investigação-ação participativa, utilizando as técnicas ativas e participativas da animação-sociocultural. A intervenção integrou a dinamização de oficinas favorecedoras do processo de educação/aprendizagem dos participantes. Os resultados revelam que a intervenção obteve resultados bastante positivos ao nível do aumento da motivação e interesse pela realização de atividades, da intensificação da interação social e habilidades comunicacionais e da capacidade de aprendizagem, salientando os benefícios da educação não formal na educação/desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educativas.
Palabras clave : crianças/jovens com necessidades educativas; educação não formal; educação inclusiva.