Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Práxis Educacional
versión On-line ISSN 2178-2679
Resumen
VALENTE, José Armando. Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11340. Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11340.
O ensino híbrido tem sido descrito desde o início dos anos 2000 como a combinação de atividades educacionais presenciais e on-line. No entanto, o foco das atividades online, está centrado no uso de vídeos que o professor disponibiliza e/ou em materiais digitais que o aluno encontra na internet. A questão a ser discutida é: como o ensino híbrido pode criar oportunidades para a construção de conhecimento? Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir a abordagem do ensino híbrido mão na massa, que incorpora aos modelos do ensino híbrido o desenvolvimento de um produto. Além do produto construído pelo aluno, a proposta enfatiza atividades como curadoria, reflexão sobre o produto construído e aprofundamento conceitual. A metodologia é baseada em pesquisa documental e bibliográfica, bem como em dados coletados na participação da live FuturED - LiveZAÇO Maker. A análise dos artigos e dos dados coletados permitem concluir que somente criar um produto não necessariamente indica que o aluno construiu conhecimento. Assim, as atividades de curadoria, reflexão e aprofundamento são fundamentais para auxiliar o aluno no processo de construção de conhecimento conceitual a partir do saber fazer.
Palabras clave : construção de conhecimento; curadoria; metodologias ativas; reflexão; tecnologias educacionais..