SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50REMODELACIÓN DE FOREGROUND: ORQUESTANDO EL FUTURO CON LOS PROFESORESEDUCACIÓN UCRANIANA DURANTE LA GUERRA: UNA REVISIÓN DE ALCANCE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ALMEIDA, Camila Marta de  y  FREIRE, Sofia. A RELAÇÃO ENTRE AS EMOÇÕES DO PROFESSOR E A AUTOEFICÁCIA DOCENTE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11511.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11511.

O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as emoções discretas do professor vivenciados no contexto escolar e a autoeficácia docente. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de literatura. As buscas dos estudos foram realizadas nas bases de dados ERIC EBSCOhost, Scopus e Web of Science desde o ano 1980 até fevereiro de 2022. Foram incluídos artigos revisados por pares, publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, que investigaram a relação entre as emoções discretas de professores, do ensino fundamental e médio, com a autoeficácia docente. A qualidade dos estudos foi mensurada pela ferramenta Appraisal Tool for Cross-Sectional Studies (DOWNES; BRENNAN; WILLIAMS; DEAN, 2016). No geral, sete artigos foram incluídos com um total de participantes variando de 68 a 3010 professores. Os estudos incluídos revelaram uma qualidade de moderada a alta. Os resultados suportam, de uma forma moderada, a relação entre algumas emoções discretas dos professores e as crenças de autoeficácia docente. A presente revisão sugere a necessidade de mais estudos investigarem as emoções do professor em sua abordagem discreta e em diferentes culturas com a finalidade de aprofundar o conhecimento sobre como diferentes emoções se relacionam com a autoeficácia docente.

Palabras clave : emoções; autoeficácia; professor; revisão sistemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )