SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50LA RELACIÓN ENTRE LAS EMOCIONES DEL PROFESOR Y LA AUTOEFICACIA DOCENTE: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICAPRÁCTICA PROFESIONAL Y LA INVENCIÓN DEL ESPACIO ESCOLAR EN LA ESCUELA NORMAL DE BAHÍA (1881-1930) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

NENKO, Yuliia; ORENDARCHUK, Oksana; PRYSIAZHNIUK, Yurii  y  SHEVCHENKO, Oleksandra. EDUCAÇÃO UCRANIANA DURANTE A GUERRA: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11951.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11951.

Em 24 de fevereiro de 2022, a Federação Russa lançou uma invasão militar indefinida da Ucrânia. As ações militares têm um impacto catastroficamente negativo no setor educacional: mortes, ferimentos e traumas psicológicos para educadores, escolares e estudantes, danos às instalações educacionais. Fatores indiretos, como a diminuição do acesso à educação e o consequente êxodo de profissionais qualificados do país, também contribuem. Esses fatores indiretos são exacerbados pelo aumento da violência dirigida a educadores pró-ucranianos; redução ou cessação completa da educação; e degradação da infra-estrutura nos territórios ocupados. O objetivo desta revisão de escopo é descrever o escopo das barreiras e esboçar a escala e a natureza dos desafios para o setor educacional durante a guerra. Nosso objetivo é registrar as decisões mais importantes e intervenções direcionadas para manter a educação. Para monitoramento, usamos documentos normativos publicados, dados secundários, mensagens informativas da mídia estrangeira e ucraniana, bem como representantes do estado ucraniano e autoridades locais.

Palabras clave : impacto da guerra; educação; Ucrânia; warzone.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )