SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50ASPECTOS CONSIDERADOS POR LOS DOCENTES EN LA ELABORACIÓN DE LA PLANIFICACIÓN EDUCATIVA DE LA PRIMERA INFANCIAPROFESIÓN DOCENTE EN CUESTIÓN: HABITAR PRÁCTICAS DOCENTES UNIVERSITARIAS EN LA FORMACIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

RODRIGUES, Raísla Girardi; DALBOSCO, Claudio Almir  y  DORO, Marcelo José. A SERENIDADE COMO TRAÇO DETERMINANTE DA FORMAÇÃO NA ERA DA TÉCNICA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11842.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11842.

O diagnóstico filosófico da modernidade apresentado por Heidegger, enquanto época do domínio técnico, apresenta a ameaça de um engessamento das possibilidades humanas à lógica do pensamento calculador, que encontra por todo lado objetos a serem explorados, transformados e organizados. No limite, o ser humano já não conseguiria tomar a si mesmo senão desde essa base de pensamento, convertendo-se, por fim, também em um recurso do mundo técnico. Diante disso, este artigo busca explorar, com base em uma pesquisa bibliográfica, a possibilidade de autoformação que ainda se vislumbra, tendo como base a noção de serenidade. Este conceito foi introduzido pelo próprio Heidegger para nomear a disposição capaz de romper com a lógica do pensamento calculador e viabilizar outro pensar, o meditativo, que pode manter o ser humano aberto para diferentes modos de compreensão de si, de suas possibilidades e do mundo como um todo. O artigo sustenta o argumento de que a serenidade alcançada por meio do pensamento meditativo torna-se, na era da técnica, um requisito para a formação humana entendida como autoformação.

Palabras clave : filosofia da educação; formação; pensamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )