SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50MEDIACIÓN PEDAGÓGICA EN EL APRENDIZAJE INVERTIDO: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE UN CONTEXTO PRE PANDEMIA DEL COVID-19POR UNA EDUCACION (IN)SOSTENIBLE: REFLEXIONES DESDE NUESTRA CONSTITUCION CIUDADANA HASTA LA ACTUALIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SANTAIANA, Rochele da Silva  y  CAMOZZATO, Viviane Castro. DESLOCAMENTOS DE TEMPO/ESPAÇO NA EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DE SUBJETIVIDADES INTEGRAIS. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e10998.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.10998.

O mote central deste artigo é problematizar os embates para a construção de subjetividades integrais a partir dos Programas Mais Educação e Novo Mais Educação. A partir de discussões acerca das condições de possibilidade da ampliação do tempo escolar é evidenciada a centralidade de uma racionalidade política que abrange a noção de formação integral como um investimento econômico e um modo fecundo de governamento dos indivíduos. Tendo sido feita a contextualização de diferentes períodos políticos de nosso país, a análise se moveu em torno de notícias que, enquanto materialidade discursiva, evidenciam os deslocamentos de tempo e espaço na educação contemporânea brasileira, colocando em cena articulações com a inclusão, a segurança social, os sentidos de escolarização e de sociedade que estão em disputa.

Palabras clave : educação integral; tempo escolar; subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )