SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50UN ANÁLISIS DE LOS PROYECTOS DE PESQUISA PREMIADOS EN LA FECIBA UTILIZANDO LOS ASPECTOS CONSENSUALES DE LA NATURALEZA DE LA CIENCIATRAYECTORIAS DE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DE LAS POLÍTICAS ASISTENCIALES: IDENTIFICANDO LA GUBERNAMENTALIDAD NEOLIBERAL COMO DISCURSO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

BOLONHA, Fabíola Jundurian. SEXUALIDADE, BIOPODER E GOVERNO: ACIONAMENTOS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE MEDICINA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e13166.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13166.

Há mais de uma década o Brasil se mantém como o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgênero, Transexuais e Travestis, Queer, Intersexo, Assexuais +) e a violência se estende aos espaços de saúde, ocupado por profissionais que ainda fazem uma abordagem heterocisnormativa, demosntrando despreparo e preconceito. Partindo deste reconhecimento do presente, gostaria de voltar ao passado para investigar a cruzada moral promovida pelo saber médico na criação das normas da sexualidade humana e a presença de heranças desta invenção na formação médica na atualidade. Meu foco será a análise documental que governa as condutas acadêmicas, inspirada nas teorizações de Michel Foucault. Mostrarei o contexto e modos como a sexualidade foi inventada, definida e situada entre o normal e o patológico pelos discursos médicos e, a partir disto, proponho identificar os corpos e sexualidades acionados neste PPC, que atua como manifestação do biopoder na formação médica.

Palabras clave : biopoder; discursos médicos; formação médica; sexualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )