SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50SEXUALIDAD, BIOPODER Y GOBIERNO: ACCIONES EN EL PROYECTO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UN CURSO DE MEDICINAMATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉCTICO: REFLEXIONES SOBRE EL MÉTODO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

LIMA, Maria Janete de. TRAJETÓRIAS DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA: IDENTIFICANDO A GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL COMO UM DISCURSO. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e13018.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13018.

O presente texto aborda trajetórias das políticas de assistência em educação e os discursos enunciados pelas técnicas de uma Universidade Pública, sobre: A Residência Universitária e o Programa de Auxílio ao Ensino de Graduação do Centro de Formação de Professores/UFCG. Tem como objetivo: Compreender os discursos das técnicas sobre os programas em tela. A fundamentação teórica tem foco nos conceitos de governamentalidade neoliberal, biopolítica e biopoder numa articulação no contexto das políticas sociais de assistência estudantil. A entrevista foi utilizada para a coleta de dados, na perspectiva de pesquisa qualitativa, e a análise do discurso de Foucault foi desenvolvida para tratar os dados. Sobre os mecanismos de acesso e permanência dos estudantes aos programas, podemos inferir que existe uma legislação que a Instituição executa através da PRAC, nas políticas de assistência podemos observar o predomínio da governamentalidade neoliberal brasileira que a cada dia se refaz, se reestrutura por meio de discursos e ações, assim se faz a retórica do controle que constrói a realidade social brasileira.

Palabras clave : discurso; governamentalidade; políticas de assistência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )