SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50DEL SUJETO MODERNO AL EMPRESARIO DE SÍ MISMO: PRODUCCIÓN, CONOCIMIENTO Y EROSIONES EN UNA BREVE ONTOLOGÍA DE NOSOTROS MISMOSREFLEXIONES SOBRE EL MÉTODO INDICIARIO Y SU UTILIZACIÓN EN PROGRAMAS DE POSGRADO EN HISTORIA Y EDUCACIÓN EN BRASIL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

LIMA, Caroline Miranda Pereira  y  PAZUCH, Vinícius. CONCEITO DE FUNÇÃO E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e11393.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.e11393.

Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.

Palabras clave : formação inicial de professores; conceito de função; análise vertical; análise horizontal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )