SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número50CONCEPTO DE FUNCIÓN Y FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: UNA REVISIÓN SISTEMÁTICA DE LA LITERATURANARRATIVAS DE LOS ESTUDIANTES DE PEDAGOGÍA: DESVELANDO EXPERIENCIAS FORMATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CARLOS, Nara Lidiana Silva Dias; SILVA, Joelma Tito da; SILVA, Lenina Lopes Soares  y  NETA, Olívia Morais de Medeiros. REFLEXÕES ACERCA DE MÉTODO INDICIÁRIO E SEU USO EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2023, vol.19, n.50, e12937.  Epub 17-Mayo-2024. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.e12937.

Desde tempos imemoriais, o homem busca compreender e agir sobre o mundo que o cerca. Para tanto, utiliza diversas formas de explorar o meio em que vive, buscando explicação para os fenômenos, sejam eles naturais ou não. Uma dessas maneiras tem por base a atenção a elementos que podem parecer insignificantes, irrelevantes, mas que carregam informações essenciais. Esses elementos são chamados de indícios, isto é, rastros que podem ser fiados para construção da história. Este artigo tem por objetivo analisar a conceituação e a historicização do chamado método indiciário tendo como suporte reflexivo o texto: “Sinais: raízes de um paradigma indiciário”, de Ginzburg (1989), ao mesmo tempo em que inventaria a produção acadêmica que utiliza o método indiciário em história da educação nos programas de pós-graduação em História e em Educação, buscando compreender se esse é um paradigma teórico-metodológico viável ao historiador da educação. A busca pela produção aconteceu no Portal Oasisbr com o uso do descritor “método indiciário”. Trata-se, assim, de um estudo de revisão bibliográfica e análise documental. Os resultados indicam que a maioria das pesquisas realizadas com procedimentos do método indiciário são oriundas de programas de pós-graduação em Educação. Outro aspecto importante diz respeito às possibilidades de diversificação das temáticas das pesquisas, as quais problematizam o corpo, a mulher, as práticas pedagógicas e as políticas educacionais com uso de fontes oficiais.

Palabras clave : método indiciário; Carlo Ginzburg; história da educação; programas de pós-graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )