SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Competencias de cultura democrática del consejo de Europa: cómo se interpreta desde la formación del profesorado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREZ-RODRIGUEZ, Noelia; DE-ALBA-FERNANDEZ, Nicolás  y  NAVARRO-MEDINA, Elisa. Populismos e identidade(s). Um conteúdo relevante no ensino das ciências sociais. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e68060.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.68060.

A ascensão do populismo é um problema sério para a democracia. Estes movimentos apelam a ideias simplificadoras de identidade baseadas em clichés culturais. Partimos da hipótese de que este tipo de discurso elementar e pouco elaborado se relaciona melhor com a população do que outros discursos mais democráticos e críticos, que exigem uma maior complexidade de raciocínio e que são acompanhados pelo desenvolvimento de uma maior consciência crítica. Esta situação é particularmente grave no caso dos professores, que são, em última análise, responsáveis por grande parte da educação política das gerações futuras. A investigação aqui apresentada explora esta hipótese num grupo de 80 alunos da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Sevilha, através de um questionário de perguntas abertas e fechadas. Os resultados do estudo permitem-nos afirmar que os alunos em formação inicial dão pouca relevância à política para explicar a construção das suas identidades. Em grande medida, justificam que os elementos que lhes são mais próximos (sociais, linguísticos, locais ou territoriais) têm maior influência na construção das suas identidades. Este facto condiciona, aliás, as perspectivas práticas que têm sobre a forma como as identidades devem ser trabalhadas na sala de aula do ensino básico, privilegiando uma visão de ensino ligada ao território e à cultura locais. Em conclusão, é necessário que os modelos de formação considerem a abordagem da política como uma questão relevante tanto nas identidades dos jovens futuros professores como no trabalho sobre as identidades com as crianças no ensino básico.

Palabras clave : identidades; identidades docentes; educação política; formação inicial de professores; populismos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )