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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GOMEZ-SALDIVIA, Patricia; SANTISTEBAN-FERNANDEZ, Antoni  y  PINOCHET-PINOCHET, Sixtina. Representações sociais de professores de ciências sociais em formação sobre liberdade de expressão. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e68035.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.68035.

Este estudo trata das representações sociais de professores em formação em ciências sociais, principalmente do ponto de vista da liberdade de expressão. É fundamental abordar essa questão, principalmente quando se evidencia o ressurgimento do populismo e uma crise democrática relacionada à liberdade de expressão. A pesquisa posiciona-se numa perspectiva qualitativa através do estudo de caso. Um dossiê de atividades, grupos focais, narrativas biográficas e entrevistas são utilizadas como técnica de produção de dados. Em relação aos principais resultados, pode-se dizer que, assim como os professores em formação, Ramírez, González, e Gayo (2017), afirmaram que não se deve descuidar da proteção das pessoas que, embora deva haver liberdade de expressão, esta não pode ser validado se violar as liberdades fundamentais, neste caso a dignidade das pessoas expostas na mídia. Lara, Pincheira, e Vera (n.d.), também concordam que, para além da esfera legal, o direito à privacidade é válido e que, como tal, as sanções correspondentes devem ser respeitadas e aplicadas, pois basicamente não respeitar a privacidade das pessoas é intrometer-se na sua vida privada.

Palabras clave : discurso de ódio; meios de comunicação; redes sociais; educação para a cidadania; educação cidadã; direitos humanos.

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