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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

KAMALOVA, Lera Akhtyamovna  y  NOVGORODTSEVA, Irina Vladimirovna. Mecanismos de formação de cultura empática de alunos de universidades pedagógica e médica. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e67944.  Epub 01-Dic-2023. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.67944.

A relevância deste estudo se deve ao insuficiente desenvolvimento metodológico dos mecanismos e métodos para a formação da empatia entre estudantes de faculdades pedagógicas e médicas, importante competência profissional de futuros professores e médicos. A cultura empática de professores e médicos é parte integrante da cultura pessoal, um componente da habilidade profissional que requer formação e desenvolvimento propositais. O objetivo do estudo é fundamentar teoricamente e testar experimentalmente os mecanismos de formação da cultura empática em alunos de universidades pedagógicas e médicas. O principal método de pesquisa baseia-se nos diagnósticos selecionados: 1. O método de diagnóstico do controle comunicativo (M. Schneider); 2. Programa de avaliação de comunicação não verbal (A.M. Kuznetsova); 3. Metodologia ‘Balanced Emotional Empathy Scale’ (A. Mehrabian, E. Epstein). Resultados. Na profissão de médico e professor, temos demonstrado que a empatia é uma importante qualidade profissional. A maioria dos alunos das universidades pedagógicas e médicas apresentou níveis médios de cultura empática. Os canais emocionais e de atividade da empatia são mais desenvolvidos entre os professores, e os canais cognitivos são mais desenvolvidos entre os médicos. Significado prático. Os resultados do estudo podem ser utilizados na formação profissional de alunos de universidades pedagógicas e médicas.

Palabras clave : empatia; cultura empática; estudante; professor; trabalhador médico; universidade pedagógica; universidade médica.

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