SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Mecanismos para la formación de cultura empática de estudiantes de universidades pedagógicas y médicasLa “lucha contra la ‘ideología de género’” y su impacto en la enseñanza de las ciencias humanas y sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CALVI, Gabriel Coutinho; ROSA, Jaqueline Ganassin; ALMEIDA, Iara Carnevale de  y  SARTORI, Viviane. O processo de compartilhamento do conhecimento em cursos de graduação EaD: uma análise da relação inLintra e entre setores. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e61972.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61972.

Cada vez mais, detecta-se a importância de comunicação e compartilhamento adequado das informações entre os diferentes agentes que constroem conteúdos de aprendizagem. Caso contrário, o conhecimento pode chegar de forma fragilizada e/ou segmentada aos discentes, por meio dos diferentes canais, como aulas, material didático, ambiente virtual de aprendizagem, dentre outros. Este estudo tem o objetivo geral de analisar o processo de comunicação intra e entre setores de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada no estado do Paraná. A pesquisa é de natureza aplicada com abordagem quantitativa e, para atender aos objetivos propostos, foi aplicado um questionário on-line junto aos colaboradores dos diferentes setores da IES do estudo de caso, com uma posterior análise estatística dos dados coletados e com apoio da ferramenta Google Forms. O resultado da análise é um panorama sobre os processos de comunicação e compartilhamento do conhecimento dessa IES, identificando que os profissionais da tutoria off-line e os outros profissionais (coordenador, tutor pedagógico, tutor on-line e professor formador) devem procurar estar em sinergia durante o fechamento de cada uma das disciplinas, bem como com a efetividade das atividades disponibilizadas para os discentes, a fim de que se possa promover o refinamento contínuo desses materiais.

Palabras clave : ciclo do conhecimento; educação a distância; processo de comunicação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )