SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Poblada de líneas, una investigación baila en la educaciónProcesos formativos de profesores de educación física: reflexiones basadas en historias de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OGLIARI, Cassiano Roberto Nascimento; ENS, Romilda Teodora  y  PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa. Representações sociais e educação: um estudo sobre teses e dissertações no período de 2016 a 2018 no Paraná-Brasil. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e60056.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.60056.

Essa pesquisa tem como objetivo mapear as teses e dissertações produzidas em Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEs), com o aporte da TRS, em universidades paranaenses, no período de 2016 a 2018, bem como compreender se elas contemplam possibilidades teóricas e metodológicas da TRS. Por meio de uma pesquisa do tipo ‘estado do conhecimento’, utilizamos as ferramentas de buscas disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o descritor/expressão ‘Representações Sociais’. Os resumos foram submetidos ao processamento de análise textual pelo Iramuteq: nuvem de palavras, análise de similitude e classificação hierárquica descendente. Os resultados foram analisados com base na hermenêutica filosófica (Gadamer, 1998), que permitiu realizar interpretações e inferências com o aporte teórico da TRS (Moscovici, 1978; 2003). Da análise lexical, destacam-se professor, estudo e escola, cujo foco incide sobre o professor, o estudante e a escola, seja por ser o lócus das pesquisas, seja por ser o local no qual os estudos podem impactar compreensões/transformações da realidade da escola, uma vez que inferimos que os estudos ancoram representações sociais a partir do contexto escolar. O corpus apresenta aspectos teórico-metodológicos da TRS, territórios de pertencimento e foco no professor. Porém, há fragilidades, como: ausência de articulação teórica com outras áreas do campo educacional, entre elas, as políticas educacionais e a formação do professor, pouca diversificação dos instrumentos de coleta de dados e poucas inferências que revelam ancoragens. No entanto, depreendemos os esforços dos pesquisadores em avançarem qualitativamente.

Palabras clave : teoria das representações sociais; políticas educacionais; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )