SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Representaciones sociales y educación: estudio de tesis y disertaciones en el período 2016 a 2018 en Paraná-BrasilLa enseñanza del lenguaje en la Corte Imperial: estudio de la ‘Grammatica analytica e explicativa da lingua portuguesa’, por Ortiz y Pardal (1871) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

COSTA, Catia Silvana da  y  MONTEIRO, Maria Iolanda. Processos formativos de professores de educação física: reflexões com base nas histórias de vida. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e59641.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.59641.

Com base na temática das histórias de vida, este artigo, recorte de uma pesquisa de Doutorado, objetiva analisar trajetórias formativas de professores de Educação Física aposentados. A pesquisa, desenvolvida no período de 2014 a 2017, utilizou-se de entrevistas em profundidade e abertas e análise documental. O processo de construção dos temas de análise considerou os próprios dados - referentes aos saberes da docência que emergiram das trajetórias extraescolares, escolares, formativas e profissionais dos professores - e tornou real a possibilidade de apreensão de várias histórias em uma mesma história de vida. Para fazer o recorte, apresentamos reflexões subsidiadas pelos elementos da vida extraescolar, escolar e da formação profissional dos participantes. Os resultados retratam as situações vivenciadas pelos participantes e como essas situações foram por eles definidas, bem como contribuem para a compreensão da realidade docente por meio da análise de suas histórias de vida. Dentre alguns resultados, afirmamos que os elementos identificados permitem uma reflexão a respeito dos saberes que emergiram das diferentes trajetórias dos professores aposentados. Esses saberes devem ser considerados nos cursos de formação inicial em Educação Física com foco na atuação profissional, também, nos anos iniciais. Igualmente, favorecem as políticas públicas de formação docente, uma vez que foram elucidados com base nas contribuições das histórias de vida e da Educação Física.

Palabras clave : trajetórias formativas; professores aposentados; Educação Física; saberes da docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )