SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1Procesos formativos de profesores de educación física: reflexiones basadas en historias de vidaAnálisis preliminar en el estudio de las cónicas: el caso de la parábola en el contexto de los cursos de pregrado en matemáticas en Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Fernando Rodrigues de  y  MOLINA, Márcia Antonia Guedes. O ensino da língua na Corte Imperial: estudo da ‘Grammatica analytica e explicativa da língua portuguesa’, de Ortiz e Pardal (1871). Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e60171.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.60171.

Com os objetivos de contribuir para a produção de uma história do ensino de língua portuguesa no Brasil e de compreender os diferentes aspectos envolvidos na adoção e circulação de dispositivos didáticos para esse ensino no século XIX, focaliza-se neste artigo a análise do livro ‘Grammatica analytica e explicativa da língua portugueza’, de José Ortiz e Candido Pardal, adotado oficialmente para uso nas escolas primárias do Rio de Janeiro entre as décadas de 1870 e 1880. Mediante as contribuições da Nova História Cultural e da História da Ideias Linguísticas, analisou-se a configuração textual dessa gramática, a qual se apresenta estruturada sob a ideia de gramática como arte de escrever e falar bem, tal como pressupunha o modelo greco-latino de base filosófica e geral. Verificou-se que a adoção dessa gramática se deu em meio à ausência total de debate pedagógico ou justificativas metodológicas que explicassem a necessidade de renovação dos materiais até então em uso, o que possibilita presumir que sua aprovação e consequente distribuição esteve ligada a interesses de natureza política e ao espaço de privilégio e poder de decisão que ocupava um de seus autores.

Palabras clave : ensino de língua portuguesa; gramática; José Ortiz; Candido Pardal; ensino primário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )