SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1La Cámara de Educación Básica del Consejo Nacional de Educación (1996-2002): formación, producción académica y cultura políticaEl proceso de elaboración del libro didáctico de Historia en la escuela pública: un análisis en la ciudad de Itaipulândia (PR) (2010-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

DIAS, Laura Silva; JANDREY, Diogo Ferreira  y  SANTOS, Edilene Simões Costa dos. Reflexos da matemática moderna durante a década de 1970 em Mato Grosso: vestígios de uma profissionalização docente. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e63909.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.63909.

O artigo analisa vestígios de disseminação de informações sobre o Movimento da Matemática Moderna veiculados em jornal e revista do estado do Mato Grosso durante os anos 1970, que, por serem canais de informação, colaboraram para a profissionalidade e profissionalização do professor mato-grossense. As notícias foram encontradas na Hemeroteca Digital Brasileira. Seguindo os pressupostos teórico-metodológico da História Cultural, adotamos Dominique Julia, para interpretação da cultura escolar, Burke para análise de ordens de conhecimento e, para abordar o tema referente à profissionalização e profissionalidade, adotamos, como referencial, Oliveira. Como resultado, encontramos algumas iniciativas da Secretaria de Educação e Cultura do estado de Mato Grosso, assim como a produção de materiais para capacitar professores para as demandas do período, como a produção de livros e revistas especializadas em Educação elaborados pelo próprio departamento de Educação e Cultura. Além disso, identificamos a existência de cursos de especialização ministrados na Universidade Federal de Mato Grosso, pelo professor Osvaldo Sangiorgi, que contribuíram para a profissionalidade docente no estado de Mato Grosso em conformidade com a legislação vigente do período. Podemos notar que, assim como em outros estados o Movimento da Matemática Moderna também esteve presente em Mato Grosso.

Palabras clave : história da educação matemática; formação de professores; Mato Grosso; movimento da matemática moderna.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )