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Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LUTKE, Janete Liane Boehm  y  SILVA, João Carlos da. O processo de elaboração do livro didático de História na escola pública: uma análise no município de Itaipulândia (PR) (2010-2020). Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e61274.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.61274.

Sabe-se que o Livro Didático (LD) é uma ferramenta amplamente utilizada no Brasil nas várias disciplinas que compõem a grade curricular da Educação Básica. Em vista disso, o LD de História destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental é o objeto desta investigação, que parte da seguinte problemática: Qual é a especificidade do LD para o ensino de História utilizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do município de Itaipulândia (PR)? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e de análise documental. O escopo central foi analisar o processo histórico de elaboração e de uso do LD para o ensino de História no referido município, nos anos de 2010 a 2020. As reflexões teóricas mobilizadas, que compreendem o processo histórico de produção e circulação do LD, as dimensões sociais, econômicas e políticas da constituição da História como disciplina escolar no Brasil e a elaboração e uso do LD de História para nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Itaipulândia (PR), estão pautadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Como resultados, é possível constatar que o ato de produzir o LD advém do esforço coletivo dos educadores da rede pública de ensino no processo de implantação e implementação da PHC. Com relação ao ensino de História, o LD de apoio pedagógico é elaborado considerando a importância social e humana que tem esse campo do conhecimento. Assim, o material produzido no município de Itaipulândia (PR) constitui-se uma possibilidade para desenvolver um trabalho pedagógico na perspectiva da PHC, que é a proposta pedagógica institucionalizada nessa rede de ensino.

Palabras clave : ensino de história; Itaipulândia; livro didático; pedagogia histórico-crítica.

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