SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número1El proceso de elaboración del libro didáctico de Historia en la escuela pública: un análisis en la ciudad de Itaipulândia (PR) (2010-2020)Norte y Sur: las estrategias educativas de la Enseñanza Media en los estados de Amazonas y de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 2178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VERULAVA, Tengiz; SHENGELIA, Kakha  y  MAKHARASHVILI, Giorgi. Desafios do ensino a distância nas universidades da Geórgia durante a pandemia de covid-19. Acta Educ. [online]. 2024, vol.46, n.1, e64144.  Epub 01-Mar-2024. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.64144.

A adaptação ao ensino à distância, que é uma das formas mais eficazes de combate à pandemia de covid-19, provocou inúmeros desafios à sociedade e à economia. O estudo tem como objetivo avaliar as consequências do ensino a distância, em decorrência da pandemia, na perspectiva de alunos e professores. Nosso estudo foi pautado em uma pesquisa quantitativa. Os entrevistados avaliaram o processo de ensino a distância de forma positiva, pois tiveram uma oportunidade de assistir às palestras de qualquer local, economizando custos, aprendendo novas habilidades, ganhando uma experiência valiosa e tendo mais tempo livre. Utilizando a escala Likert, o processo de ensino a distância foi avaliado positivamente por alunos (3,2 pontos) e professores (3 pontos). A maioria dos alunos (n = 288, 69%) prefere o modelo híbrido, que combina aprendizagem online e métodos presenciais. Os entrevistados apontaram algumas deficiências como comunicação limitada, dificuldades de acesso técnico, baixa qualidade e mau funcionamento do acesso à internet, ambiente inconveniente, processo negativo de envolvimento do aluno, e relações sociais complicadas. Apesar de alguns desafios, alunos e professores puderam se adaptar aos novos métodos de aprendizagem do ensino integral a distância. A maioria dos alunos e professores concordaram com a aprendizagem híbrida que combina aprendizagem online e métodos presenciais. A pandemia do covid-19 muda não apenas a utilização da tecnologia na educação, mas as estratégias pedagógicas no futuro.

Palabras clave : educação a distância; ensino a distância; educação online; tecnologias educacionais; qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )