SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27POSITIVISMO, ENSEÑANZA SECUNDARIA Y CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRALLA ENSEÑANZA DE LA ZOOLOGÍA EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA: UN RESCATE HISTÓRICO-DOCUMENTAL (1837-2002) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BARROS, Fernanda  y  GUTIERREZ, Laurent. LE LYCÉE E O COLLEGIO DE PEDRO II: OS FUNCIONÁRIOS E AS MATÉRIAS DE ENSINO. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e128389.  Epub 10-Dic-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/128389.fr.

A questão levantada a partir dessa pesquisa é a compreensão de qual foi a influência sofrida do Lyceu francês pelo ensino secundário brasileiro materializado na criação do Collegio de Pedro II em 1837 no Rio de Janeiro, sobretudo na organização da instituição no seu Regulamento de 1838. O objetivo é compreender de que forma o Lyceu francês influenciou o Brasil em dois dos aspectos da organização do Collegio de Pedro II: os funcionários e as matérias de ensino, nesse tipo de ensino que prezava pela formação dos jovens que seriam os novos homens do país. Tanto a França quanto o Brasil tinham, no século XIX, os preceitos de formação para a elite, levando em consideração o controle do Estado na abertura dessas instituições e na organização dos programas. A pesquisa documental e bibliográfica apresenta-se como suporte para a produção da análise. Fundamentamo-nos na História da Educação como campo de pesquisa. Consideramos que houve influência da instituição francesa sobre a brasileira, mas há um aspecto significativo da cultura brasileira que modifica sobremaneira a organização da sua escola no século XIX, a relação Estado-Igreja, dando ao grupo de funcionários e às matérias de ensino uma caracterização particular.

Palabras clave : História da Educação; Brasil Império; Ensino secundário; Collegio de Pedro II; Lyceu.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés | Portugués     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )