SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27Arqueología del trabajo con un patrimonio científico escolar o los relatos tecnicos de una aventuraLa enseñanza primaria pública en el Decreto nº 7247 (1879): perspectivas civilizadoras para reformar la sociedad imperial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SOUZA-CHALOBA, Rosa Fátima. Uma Década de Pesquisas sobre a História da Educação Rural no Brasil (2012 - 2022). Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e129565.  Epub 10-Dic-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/129565.en.

Este texto constitui um ensaio bibliográfico acerca da produção da pesquisa sobre a história da educação rural no Brasil, na última década, delimitada a reflexão em torno dos estudos que têm abordado a problemática da escola primária e da formação e trabalho de professores para o meio rural. O texto inicia reconstituindo a trajetória da temática no campo da História da Educação destacando a contribuição de dissertações, teses e projetos de pesquisa em rede. Em seguida, discute algumas questões consideradas relevantes para o debate sobre o tema, especialmente, as controvérsias conceituais, a produção histórica da diferença entre escolas urbanas e rurais, as relações e divergências entre escolanovistas e defensores da ruralização do ensino, a circulação transnacional de ideias, propostas e modelos para a educação rural, a complexa situação dos professores leigos e o alcance e limites das escolas normais rurais e cursos normais regionais.

Palabras clave : Educação Rural; Escolas Primárias Rurais; Formação de Professores para o Meio Rural; História da Educação Rural.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )