SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27MODERNIZACIONES, MODERNIDADES Y MODERNISMOS EN EL BRASIL REPUBLICANO A PRINCIPIOS DEL SIGLO XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

FARIA, Lia Ciomar Macedo de  y  SILVA, Rosemaria Josefa Vieira da. Entre utopia e ação: O I programa Especial de Educação (I PEE) no estado do Rio de Janeiro. Hist. Educ. [online]. 2023, vol.27, e115133.  Epub 10-Dic-2023. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/115133.en.

As reflexões apresentadas a seguir resultam de estudos que vem sendo realizados, desde a última década, sobre os projetos educativos concretizados por Darcy Ribeiro em sua trajetória de político e gestor de realizações educacionais. Através de tais estudos, procuramos situar, analisar e interpretar os fazimentos do pensamento político e educacional darcyniano. Desta forma, ao inventariar a sua produção, a sua relação com Anísio Teixeira e seus projetos implementados, tencionamos uma das suas principais experiências no campo educacional: o I Programa Especial de Educação (I PEE), documento orientador que definiu a concepção e as ações do campo educativo cultural do governador eleito em 1983, no estado do Rio de Janeiro, o gaúcho e pedetista, Leonel de Moura Brizola. Nos movimentamos pelo percurso de Darcy Ribeiro pontuando a construção de uma das maiores e mais intensas propostas educativas realizadas no Brasil, o que deste modo, propiciou um alargamento da contribuição de Darcy Ribeiro para a história da educação fluminense.

Palabras clave : Darcy Ribeiro; História da Educação fluminense; pensamento educacional brasileiro; I Programa Especial de Educação (I PEE).

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )