SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Un ensayo de interpretación de los mecanismos de apropiación pedagógica: las prácticas decroly en españa (1910-1940)Una innovación trunca: la orientación educacional en el cambio de paradigmas educacionales en Chile (c.1965-c.1973) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

GATTI JUNIOR, Décio. Inovação educacional em três periódicos brasileiros de História da Educação (1997-2022). Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e132490.  Epub 30-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/132490.

Trata-se da comunicação de resultados de investigação sobre a presença da temática da inovação educacional em três periódicos brasileiros da área de História da Educação publicados entre 1997 e 2022, a saber: Revista História da Educação, criada pela Asphe, em 1997; Revista Brasileira de História da Educação, criada pela SBHE, em 2001; Cadernos de História da Educação, criada pelo Nephe/UFU, em 2002. A busca partiu dos termos Escola Nova, Renovação e Inovação. As informações coletadas foram classificadas nas seguintes categorias: ano de publicação; autorias, vínculos institucionais e países; títulos, temáticas, países e períodos abordados. Os resultados demonstraram que a produção na temática da inovação educacional foi contínua e significativa, com a publicação de 149 artigos pelos três periódicos, nos quais houve predominância de autorias, instituições e objetos de estudo relacionados ao espaço luso-brasileiro, com privilegiamento temporal da década de 1930.

Palabras clave : História; Educação; Periódicos; Escola Nova; Renovação; Inovação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )