SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28Psicología en los libros de texto de didáctica, didáctica en los libros de texto de psicología: innovaciones educativas en la frontera de las disciplinas (Brasil, 1900-1960)Anuncios de libros religiosos en “O publicador” (1864): educación moral y religiosa en la Paraíba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CAMPOS, Raquel Discini de  y  GUILLIER, Béatrice. Subversão e reiteração na representação do mundo na imprensa infantil franco-brasileira: considerações sobre La semaine de suzette e O tico-tico em 1905. Hist. Educ. [online]. 2024, vol.28, e133853.  Epub 31-Mar-2024. ISSN 2236-3459.  https://doi.org/10.1590/2236-3459/133853.

O artigo discorre sobre o surgimento da imprensa infanto juvenil na França e no Brasil, problematizando os usos que pesquisadores das Ciências Humanas têm dado a este corpus documental potencialmente atraente. Discute a emergência deste nicho de mercado numa perspectiva transnacional, cotejando dialogicamente duas revistas ilustradas emblemáticas: a francesa La Semaine de Suzette e a brasileira O Tico-Tico, ambas nascidas em 1905. Analisa quatro capas inaugurais desses dois sucessos comerciais incontestes, procurando evidenciar a existência de uma particularidade constitutiva das capas da revista brasileira em relação às da congênere francesa: a presença da carnavalização discursiva, nos termos preconizados por Bakhtin (1980). Demonstra-se que O Tico-Tico subverte hierarquias de gênero, etárias e de classe social, particularmente àquelas relativas aos modos de ser idealizado dos filhos em relação aos pais, e dos alunos em relação aos professores.

Palabras clave : imprensa infanto-juvenil; revistas ilustradas para crianças; La Semaine de Suzette; O Tico-Tico; fontes impressas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )